Wednesday, June 29, 2011

Seis meses de Alimentação Natural!!

Em dezembro tomei a decisão mais louca da minha vida - larguei a ração e meus cães passaram a comer apenas Alimentação Natural (AN).

Com o maravilhoso auxilio do Cachorro Verde e a orientação e acompanhamento do Cão Natural, a vida dos meus cães (e a minha) mudou para sempre.

É fácil? NÃO. Dá trabalho? MUITO. Vontade de desistir? SEMPRE. Mas TUDO passa a valer a pena quando vejo meus cães comendo, felizes, satisfeitos e ficando cada vez mais bonitos e saudáveis.

A AN consiste na alimentação de cães e gatos com comida - carne, ossos, legumes, verduras, frutas - mas de maneira alguma são restos da nossa (humanos) comida. É uma alimentação feita especialmente para os cães, balanceada, diversificada e principalmente ESPÉCIE-APROPRIADA. Isso significa que a alimentação é feita de acordo com o que eles precisam e de acordo com a estrutura fisio-biológica da espécie (canina, no caso).

Dessa maneira, faço compras no mercado e no açouque todo mês, comprando uma diversidade e vegetais e carnes, ossos carnudos e víceras. Por 3 dias, cozinho os vegetais que precisam ser cozidos, bato todos no liquidificador para virar um pure, pico as carnes e separo tudo em porções individuais, os 30 dias de cada cachorro. Para minha extrema alegria, a Luiza e a Tula sempre topam vir pra minha casa e ajudar, fazendo do trabalho muito mais rápido e divertido. Tudo pronto, é só congelar e depois ir tirando diariamente, para descongelar e dar no dia seguinte.

Apesar de muito cansativo e de ocupar muito mais espaço na minha vida do que eu gostaria de dedicar a alimentação dos meus cães, a AN se mostrou não apenas uma nova forma de nutrição, mas um estilo de vida que visa o bem estar e a qualidade de vida deles. O mito dos ossos foi desfeito, meus cães comem diariamente OSSOS CRUS de boi, porco e frango, sem nenhum risco a saúde deles. Com isso, o problema do tártaro desapareceu, e junto com ele o bafo e as inflamações de gengiva, antes tão comuns.

Ivy, minha schnauzer, melhorou 90% de sua gastrite e emagreceu tudo o que precisava, se tornando um cão mais saudável e ativo. Nyx, a bernese, também perdeu o peso que precisava, está com um pêlo maravilhoso e não tem mais bafo ou gengivite. Os ACDs estão mais fortes, com cada vez mais energia para todas as atividades e com dentes tão brancos que dão inveja em filhotes de seis meses.

Se você procura uma maneira de deixar seus cães mais felizes e saudáveis, uma comida feita por você, com todo o carinho e ingredientes nobres, considere mudar para a AN. Mas prepare-se, o trabalho não é pouco e se você não tiver organização, acabará metendo os pés pelas mãos. Procure orientação, a alimentação pode ser muito benéfica se bem feita, mas pode acabar atrapalhando a saúde do seu cão se não for feita de maneira correta.


Nyx, minha bernese comendo seu almoço, uma
carcaça inteira de frango:

3 comments:

  1. Decisão louca mesmo... O trabalho que dá, tem que amar mttt os animaizinhos! :D

    ReplyDelete
  2. Por gentileza, será que vc poderia me ajudar? Vou cuidar de um cão lobo tchecoslovaco e vi que ele PRECISA de alimentação natural. Ao pesquisar sobre essa dieta, vi que é muito mais saudável, apesar do trabalho que dá (mas quem n quer trabalho, melhor n ter bicho nenhum!) . Tenho um ACD tb, e mais uma srd e queria adaptar a dieta deles à natural tb, mas preciso de ajuda. Por favor, será que vc poderia me ajudar a montar uma dieta balanceada pra eles, especialmente o filhote de cãoo lobo...

    ReplyDelete