De cara, esse post pode parecer muito estranho, mas ele certamente é uma das coisas mais importantes que um criador deve fazer.
Por que adquirir um cão? Adotar ou comprar? Você tem estrutura para cuidar desse outro ser pelo resto da vida dele? São as primeiras perguntar que uma pessoa deve se fazer antes de tomar qualquer decisão. É muito importante pesquisar, estudar e se informar sobre tudo que pode acontecer na vida de um cão, do que ele precisará para ter um vida plena e se tornar o seu melhor amigo. Depois de refletir sobre tudo isso, se você decidiu comprar um cão, pense muito bem na raça que está escolhendo. Estudar, visitar criadores é um direito do comprador, e deveria ser um dever. Assim como é uma obrigação do criador informar tudo sobre a raça, principalmente os problemas, pois são esses que farão uma pessoa abandonar, devolver ou simplesmente fechar o cão no canil pelo resto da vida dele. Ao decidir criar e reproduzir seres vivos, o criador se tornará responsável por eles até o fim de suas vidas, então se alguma coisa der errado, a culpa também é dele.
Então, você decidiu comprar um cachorro e escolheu a raça. Seu futuro melhor amigo vai ser um Australian Cattle Dog, o vendedor/criador fez toda a propaganda, mas alguém te disse por que não tê-lo?
I. ACD's são conhecidos como "velcro-dogs" (cachorros-velcro) pois são extremamente apegados ao dono. Se você quer um cachorro para largar no jardim, esse não é o cão ideal pra você. (Na verdade, evite ter um cão se você não quer/pode dar atenção a ele)
II. ACD's são extremamente energéticos, tão prontos para atividades 24h por dia. Se essa energia não for gasta ele certamente se tornará destruidor, latidor, além de outros problemas comportamentais ainda mais sérios, como agressividade. Caminhadas, corridas, natação, agility, pastoreio são algumas das atividades que você pode e deve fazer com seu novo amigo.
III. ACD's são pastores/boiadeiros, está no sangue deles perseguir tudo o que se mova. Precisam ser ensinados que pastorear crianças, pessoas no geral ou outros seres vivos da casa não é legal. (Famílias com crianças devem trabalhar muito isso, pois os amiguinhos dos filhos sempre sofrem...)
III.i. ACD's mordem calcanhar. Por serem pastores/boiadeiros, lidam com o gado mordendo seus calcanhares e farão isso com tudo que se mova se não forem corrigidos.
IV. ACD's são excelentes cães de guarda, se ele vai ficar solto e você não tem portão ou muro, busque a ajuda de um profissional. Provavelmente ele sairá correndo atrás da primeira moto que passar, além de não deixar as pessoas atravessarem a calçada.
V. Apesar de muito versáteis, ACD's precisam ser acostumados a novas condições. Cães que não estão acostumados com crianças ou outros animais tendem a ser agressivos com eles.
V.i. A socialização intensa desde filhotinho deve ser priorizada. ACD's tendem a não gostar de outros cachorros e isso pode se tornar um problema sério.
VI. ACD's podem ser bem possessivos com o dono, ficando agressivos quando outras pessoas ou animais se aproximam.
VII. ACD's adoram praticar atividades com seu dono e participar da sua vida. Nada vai deixar seu ACD mais feliz do ser levado para passear de carro junto com a familia. Se você não está procurando um novo integrante da FAMÍLIA, evite essa raça.
VIII. ACD's são extremamente inteligentes e teimosos. Provavelmente eles estarão sempre um passo a sua frente no exercício, mas você precisa conseguir ajudá-los a usar todo o seu potencial.
IX. ACD's tem um latido único. É muito agudo e muito alto, normalmente comparado ao grito de uma coruja. E eles não sabem uivar.
X. Um profissional adequado para o treinamento/adestramento do seu ACD é fundamental, profissionais que batem ou só ensinam com brutalidade serão odiados pelo seu cão. "Violência gera violência" deve ser seu lema na hora de escolher um método de adestramento. Reforço positivo tornará seu ACD mais receptivo e mais confiante.
XI. Apesar de ser uma raça muito forte e saudável, existem algumas doenças comuns que requerem atenção. Displasia coxo-femural, atrofia progressiva de retina e surdez são um problema para a raça, procure criadores responsáveis que tenham seus todos os seus animais testados.
XII. Por fim e muito importante, ACD's precisam de consistência em todos os aspectos da vida deles. Seja na rotina de casa, no adestramento ou em qualquer situação que ele participe com você, CONSISTÊNCIA é a primeira regra de convivência para você e seu novo amigo.
Agora, depois de ler essas informações, você pode decidir com mais certeza se o Australian Cattle Dog é o cachorro ideal pra você. Se for, procure um criador responsável e avalie as informações que ele vai te passar. Nós desejamos toda a felicidade do mundo pra você e seu novo amigo!
Ohhhhhh
ReplyDeleteArtemis correngo atrás do Cattle tah linda!!!!
Boa Thaís!
ReplyDeleteNão consegui ler ainda, mas ÓTIMA iniciativa! :)
Vou recomendar você seeempre que pedirem algum canil de ACD.
Parabéns pelo artigo Thaís, mostra sua responsabilidade como criadora.
ReplyDeleteAbraço
Rodrigo
OLHA SÓ, tenho um ACD por acaso, porque o veterinário trouxe ele filhote na minha casa e meu marido adorou quando ele pulou no colo dele... Agora ele tem 1 ano mas está insuportável, pois é agressivo com minha sogra e meu sobrinho de 8 anos. Tenho dó porque ele fica na corrente preso o dia inteiro, só soltamos a noite. Devo doá-lo para um fazendeiro?
ReplyDelete